Exposição Big Bang Boom!

Inauguração no dia 15 de dezembro, às 17h na Casa da Cerca em Almada. Neste dia Margarida Botelho irá contar a história do Big Bang Boom, convidando, de seguida, todas as famílias a experimentarem instantes explosivos ao som dos ritmos indígenas Cholulteka com o DJ Bruno Si Más.

Como se desenha o Big Bang? Qual é a forma da primeira célula? Estas e muitas outras perguntas serviram de ponto de partida para um ciclo de oficinas de desenho destinadas a pais e filhos dos 1 aos 3 anos de idade, criadas e orientadas pela autora e ilustradora Margarida Botelho, em co-criação com Mário Rainha Campos (Serviço Educativo da Casa da Cerca). Nos últimos quatro anos e ao ritmo das estações, dezenas de bebés com as suas famílias ilustraram “A Criação do Universo” nas oficinas “Big Bang Boom!” Desenharam com materiais aguareláveis, tintas naturais (frutas, legumes, especiarias), barro e luz. Tal como o Universo, também os bebés cresceram e as suas famílias expandiram-se, surgiram então as oficinas “A Origem da Vida” para crianças dos 4 aos 6 anos.

A partir da experiência das oficinas de desenho, Margarida Botelho adiciona a sua interpretação à expressão espontânea das imagens criadas pelos bebés e suas famílias, criando uma narrativa visual baseada em paradigmas científicos. O primeiro olhar para estas ilustrações começa na fotografia, que seleciona e revela instantes visuais decisivos, eleitos dos extensos metros de papel desenhado ao longo das oficinas. Sobre essas imagens, a ilustradora descobre com carvão vegetal das florestas queimadas, a linha profunda, vibrante e inesperada da vida. A ilustração adensa-se em camadas de tempo e espaço, positivo e negativo. A criação renova-se outra vez e… outra vez, mil milhões de vezes, em cada chispa de luz, sempre em perpétuo movimento.

Leave a Reply