Indigenous village: Krukutu

A convite do escritor Olívio Jekupé que conheci no seminário de escritores indígenas no Rio de Janeiro visitei a aldeia Krukutu, onde ainda vivem à volta de 30 famílias do Povo Guarani. A aldeia fica apenas a 40km do agitado centro de São Paulo na área de protecção ambiental de Capivari-Monos. Estas famílas vivem numa contradição cultural, entre a evolução das cidades do branco e a sua herança indígena ancestral.

2 Responses to “Indigenous village: Krukutu”

  1. Pedro Pereira Leite says:

    TEYQUETE.
    Conta a lenda que os guaranis deslocavam-se para nascente à procura do paraíso. De ocidente iam os garimpeiros à procura do El dourado. Encontram-se nas margens do Iparaju. Criaram uma comunidade.
    Estas agora a fezer tu essa viagem, levando o el dourado do livro ao encontro do paraíso guarani. Em encontro que aguardamos os resultados

  2. Margarida viajante, fez bem em visitar a aldeia do meu amigo Jekupé. Grande sujeito, de alma pura e espírito matuto. Gosto muito dele. É um autor criativo. Faz ficção com tempero Guarani. Dele ilustrei TEKOA, CONHECENDO UMA ALDEIA INDÍGENA. Que faz parte da Coleção Muiraquitãs, sob meus cuidados editoriais. Que em 2012 a gente possa lançar mais obras de literatura nativa. Parabéns pelo seus trabalhos e deslocamentos. E feliz ano novo.

Leave a Reply